Seu filho odeia fotografia? Vê uma câmera fotográfica e foge? Hoje vou falar sobre algo que acontece muito no ensaio fotográficoinfantil e usar como exemplo o ensaio da Vivi , filha da Camila.
A criança chega, a mãe já vem e diz, ela detesta fotos, e você percebe que é isso mesmo, a criança chega logo com quatro pedras na mão, o que fazer?

A mãe tenta contornar a situação e parece que nada convence a criança de que ela precisa colaborar

Você se afasta um pouco, senta, dá um tempo, deixa-as a sós para que cheguem a um acordo, mas a criança está impassível diante dos apelos da mãe, mas parece que desta vez o book fotográfico não vai sair.


Tenta mudar de assunto, troca de roupa, mas não resolve, a criança continua argumentando.
Você tenta recomeçar, pede para ela ir para um lado, ela vai para o outro, pede para ela sorrir e ela faz careta, pede para ela andar e ela senta, socorrrooo!




Então a mamãe pensa, shiiiii, só perdi tempo, não adianta, ela não gosta de fotos. Ou você que é fotógrafa de criança pensa, é fim de carreira, vou vender meu equipamento, mudar de profissão. Pois saibam que criança não precisa estar sorrindo e olhando para a câmera para ter uma foto linda. Criança quer ser criança e pronto! Entenda isso, e este pode ser o book fotográfico mais lindo e genuíno que ela vai ter da sua infância e vai querer olhar a vida inteira e sentir amor no coração.
Ela quer dirigir o ensaio fotográfico, mandar na cena? Pois bem, ela está exercendo um direito que é dela, num ensaio fotográfico infantil, o nome já diz "infantil!" então quem manda é a criança.
Mãe, relaxa, fotógrafo, clique, clique sem parar, de longe, de perto, de cima, de baixo, entre na vibe da criança, entenda a fantasia dela, torne o ensaio lúdico, brinque, seja um pouco infantil, sente no chão, isso vai fazer com que você se conecte e entenda a linguagem dela e ela esqueça que você a está fotografando.
Quanto mais a criança é bonita, tenha olhos claros incomuns, mais vezes ela foi fotografada pelos pais, pela madrinha, pela avó, e ouvem o tempo todo: olha aqui pra titia, dá um sorriso! Todo tempo ela é interrompida nas suas brincadeiras para fazer uma foto, um vídeo, uma selfie com alguém. Já pararam para pensar como isso é chato?
Meu pai era fotógrafo e me lembro como fazer um retrato de família era difícil, primeiro porque ele trabalhava muito fora, segundo porque éramos seis, então quando ele tirava um dia para fazer "uma" foto minha e avisava antes, naquela noite eu nem dormia. Na hora marcada ele montava uma parafernália me colocava sentada na frente da câmera e falava: abra bem os olhos e não pisque. E aquilo parecia uma eternidade.
Devo ter umas 3 fotos da minha infância. Até hoje me lembro de ouvir meu coração batendo enquanto eu não respirava.

Então se liga!
Dica 1 - não peça para a criança sorrir ou falar xiiiis!
Dica 2 - não peça para ela olhar, se pedir mostre alguma coisa que chame sua atenção, um brinquedo por exemplo
Dica 3 - deixe a criança brincar, mesmo que seja com uma pedra
Dica 4 - peça para a mãe relaxar e deixar a criança a vontade, pedras podem ser bonitas na foto :)
Dica 5 - nunca diga para a criança, abra bem o olho e não pisque! Muito menos para ela prender a respiração. Ela pode se lembrar disso a vida inteira!
Dica Bônus: mamãe, relaxe, escolha bem sua fotógrafa em Curitiba e terá a recordação mais incrível da sua vida.
Quer ver como ficou esse ensaio fotográfico incrível? clique aqui se gostar deixa um comentário ou copia o link e compartilhe em suas redes sociais! :)
Dorian Mendes